Futuro do emprego nos próximos 5 anos
Publicado: há 6 meses
Os trabalhadores de construção civil estão no top 5 dos empregos com maior crescimento até 2030, prevê o Fórum Económico Mundial.
O Relatório sobre o Futuro do Emprego 2025, divulgado pelo Fórum Económico Mundial, conclui que o mercado de trabalho global está a ser remodelado, impulsionado pelo desenvolvimento tecnológico, pela transição verde e pelas mudanças económicas e demográficas.
Cerca de 170 milhões de novos empregos serão criados pelas macrotendências globais nesta década. É o que aponta o relatório que analisa o futuro do trabalho nos próximos cinco anos.
Os postos de trabalho criados equivalem a 14% do emprego atual. Paralelamente, 92 milhões de postos de trabalho serão substituídos por estas mesmas tendências. Isto significa que haverá um aumento líquido do emprego de 78 milhões de postos de trabalho.
Para este documento foram entrevistados mais de 1000 dos maiores empregadores em todo o mundo, representando 22 clusters da indústria e mais de 14 milhões de trabalhadores.
O relatório cruza as estimativas de empresas pesquisadas com dados de emprego da Organização Internacional do Trabalho e lista as 15 profissões que terão o maior crescimento líquido e, em contraponto, as que terão um maior declínio.
Os empregos em maior crescimento são dominados por papéis essenciais para muitas economias.
Os trabalhadores agrícolas estão no topo da lista. As tendências de transição verde, incluindo esforços para reduzir as emissões de carbono e se adaptar à crise climática, impulsionarão um crescimento que criará 34 milhões de empregos adicionais até 2030, somando-se aos 200 milhões de trabalhadores agrícolas atuais, estima o Fórum Económico Mundial.
A ampliação do acesso digital e o aumento do custo de vida também contribuem para o crescimento da profissão.
Motoristas de entregas, programadores de software, trabalhadores da construção civil e os vendedores de lojas completam o top 5.
Os trabalhadores do processamento de alimentos também figuram entre os empregos em maior crescimento, enquanto os empregos de cuidados – incluindo profissionais de enfermagem, assistentes sociais e profissionais de aconselhamento – devem crescer significativamente nos próximos cinco anos. Isto pode ser explicado pelas tendências demográficas, especialmente pelo envelhecimento da população em idade ativa, diz o relatório.
🔗 Aqui fica o link para o relatório Future of Jobs Report 2025 para conhecer melhor as tendências do emprego para os próximos cinco anos.